Universidade adotou o Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) para selecionar novos estudantes. Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Palmas
Djavan Barbosa/Jornal do Tocantins
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) anunciou que vai substituir o vestibular unificado em 2025 para o novo exame de ingresso ao ensino superior na instituição. O novo modelo adotado será o Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato).
Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Todos os anos, o programa de vestibular unificado era aplicado no primeiro e no segundo semestre para selecionar os novos estudantes. As provas eram aplicadas pelos períodos matutino e vespertino, divididas em questões discursivas e redação, nas áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de ciências da natureza e suas tecnologias.
O anúncio da substituição aconteceu nesta segunda-feira (16). A UFT informou também as datas das provas para 2025. No primeiro semestre elas serão aplicadas dia 18 de maio de 2025. O edital da primeira edição está previsto para ser publicado em fevereiro.
Já no segundo semestre as provas estão previstas para dia 19 de outubro de 2025.
LEIA MAIS:
Instituições federais do estado negociam com a UFT para aderir ao Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins
Provas e gabaritos provisórios do novo exame de acesso à UFT são divulgados; confira
UFT publica provas e gabaritos provisórios do Exato
Os resultados da primeira edição do Exato, realizada no último domingo (15), serão divulgados no final de janeiro.
De acordo com a universidade, o ExaTO não é um processo seletivo, mas sim um exame de habilitação, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota do ExaTO permitirá que estudantes participem de diversos processos seletivos da UFT, concorrendo a vagas regulares (antigas vagas do vestibular), vagas remanescentes e vagas de mobilidade acadêmica em seleções complementares.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins